quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dia Internacional do Enfermeiro - Reflexão sobre o seu significado

Hoje, dia 12 de Maio é internacionalmente comemorado o Dia do Enfermeiro. Mais do que uma efeméride, este dia representa o enaltecimento da profissão e dos Enfermeiros, que diariamente prestam um verdadeiro contributo na melhoria dos cuidados de saúde, colocando nas suas actividades dedicação, empenho e coragem.
De facto o Dia do Enfermeiro homenageia Florence Nightingale, uma Enfermeira que incorporou na sua missão de vida estas três qualidades, sendo importante reflectir sobre o seu papel na enfermagem moderna.

Assim, mostra-se pertinente apresentar de forma lacónica a sua história e o seu contributo.
Florence Nightingale, ou como ficou historicamente conhecida, a “Dama da Lâmpada”, nasceu a 12 de Maio de 1820, em Florença e teve a coragem de lutar para se tornar Enfermeira, profissão que na altura não tinha a conotação que hoje lhe é atribuída.

O percurso da “Dama da Lâmpada” na alteração da Enfermagem tradicional é iniciado durante a guerra da Crimeia, onde desempenhou funções no hospital militar do exército inglês em Scutari, Turquia.
Aqui, Florence Nightingale deparou-se com condições de cuidados de saúde degradantes, não só a nível das condições sanitárias e de higiene, como na falta de formação, indisciplina e hostilidade das Enfermeiras. A sua determinação levou-a a melhorar significativamente os cuidados de Saúde, e a demonstrar a existência de uma relação directa entre as más condições e a crescente mortalidade dos feridos de guerra. O nome “Dama da Lâmpada” surge em associação ao recurso à lâmpada para prestar tratamentos aos feridos de guerra durante a noite.

Despois desta experiência e da constatação da necessidade de afirmar a importância da profissão, dotando os Enfermeiros de treino, formação, dedicação e disciplina, Florence Nightingale fundou a primeira escola de Enfermagem, no St. Thomas Hospital, em Londres, no ano de 1860, assente no modelo científico e tecnológico, que rapidamente se espalhou.
Graças ao seu empenho, determinação e à indubitável contribuição que prestou no melhoramento dos cuidados de Saúde, recebeu da Rainha Vitória, a Cruz Vermelha Real, tornando-se a primeira mulher a receber a Ordem de Mérito.

Um breve olhar sobre a história de Florence Nightingale é suficiente para constatar como a sua motivação e coragem alteraram para sempre a profissão e os profissionais de Enfermagem.
Hoje, por todo o mundo, contamos com Enfermeiros formados, empenhados e com vontade de fazer sempre mais e melhor.

A MAC não é excepção, pelo que para agradecer e acarinhar os seus enfermeiros, este dia foi marcado com um almoço de convívio, onde foram oferecidas flores amarelas, uma iniciativa que contou com o apoio da Mustela e da Gertal.

Conheça o Florence Nightingale Museum em http://www.florence-nightingale.co.uk/cms/