terça-feira, 4 de maio de 2010

MACmensagem do Presidente do Conselho de Administração

Alfredo da Costa, revoltado contra as péssimas condições de atendimento prestado às Mulheres na Maternidade de Santa Bárbara, onde trabalhava e era Director do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia, lutou pela construção de uma nova Maternidade em Lisboa.

Embora tivesse falecido antes de iniciada a obra de construção da Maternidade com que sonhara, Alfredo da Costa foi o seu verdadeiro inspirador.

A Maternidade Dr. Alfredo da Costa (MAC), cuja construção custou pouco mais de 3.600 contos, foi inaugurada em 31 de Maio de 1932 mas só em 5 de Dezembro do mesmo ano, com o 1º internamento, abriu verdadeiramente as suas portas para a sua nobre função assistencial.

No discurso inaugural, Augusto Monjardino, como definindo a sua 1ª missão, afirmou: “Esta casa é destinada aos que nascem, aos que querem viver e que sempre devemos receber alegre e festivamente”.

O importante papel desta Instituição para a Grande Lisboa e para o País tem sido inquestionável ao longo desta sua já longa existência de 78 anos, sempre vocacionada para a saúde da Mulher e sua Família.

Na marcha dos tempos, a Maternidade soube sempre adaptar-se às mudanças que foram ocorrendo na Sociedade, na Ciência, na Saúde e nas Tecnologias.

Nos últimos anos, a modernização física e tecnológica, juntamente com a inovação de processos, permitiram melhores condições de trabalho e melhores, mais humanizados e mais acessíveis cuidados prestados nas áreas da Saúde da Mulher e Perinatal. Com a colaboração e o notável esforço dos dedicados profissionais desta Casa que nunca me cansarei de reconhecer, obtiveram-se novos e importantes ganhos assistenciais e organizacionais que nos permitiram evoluir na qualidade global.

Com a actual missão “Garantir a saúde global da mulher, a segurança na gravidez e no parto e o competente acolhimento do recém-nascido para a vida”, esta casa representa o paradigma da melhor qualidade assistencial na área da mulher e da criança.

Com o foco nos legítimos interesses das doentes e das grávidas, reconhecendo o papel das novas tecnologias na saúde, temos já em geral utilização a prescrição clínica electrónica e estamos agora a implementar o Processo Clínico Electrónico na nossa Maternidade parametrizado para, integrado com os outros sistemas, se adaptar à cultura, organização e necessidades do nosso Hospital.

O novo Gabinete de Imagem e Comunicação, aceitou o desafio do CA para a construção de um Blog da MAC. Com este 1º post, ele aqui está, pretendendo-se que seja um instrumento de interactividade entre Instituições Hospitalares, de Ensino Médico e outras, de partilha de informação entre todos (de dentro e de fora) e de troca de conhecimento e experiência.

Convidando todos a colaborar no seu desenvolvimento, quero saudar leitores e escritores deste novo espaço de saudável convívio que se pretende seja mesmo de todos.

Bem hajam pela colaboração!

Jorge Branco
Presidente do CA da MAC