terça-feira, 1 de junho de 2010

Banco do Bebé

O Banco do Bebé nasceu e existe hoje para apoiar as utentes da Maternidade Dr. Alfredo da Costa.
É uma de entre muitas instituições particulares do nosso país dedicada à solidariedade social, criada pela energia humana que nos habita e que nos faz crer que entre todos – Estado e Cidadãos – podemos forjar uma comunidade mais justa e mais humana.

O caminho tem sido longo, intenso e bom. O Banco do Bebé (cujo nome inicial era Associação de Ajuda ao Recém-Nascido) nasceu na e para a MAC em 1996, faz 14 anos. Começou em semente, como quase tudo na vida, e devagarinho veio ganhando caule e flor. A missão inicial para a qual se formou foi ampliando-se com o tempo, sensível às necessidades mais prementes das mulheres e famílias utentes desta casa e aberta também aos pedidos que nos foram chegando, num trabalho de parceria, pela Administração e profissionais da MAC.

Hoje, habitamos no 3º andar desta grande casa, ocupamos seis salas, empregamos 7 pessoas e gozamos do apoio de 70 voluntárias para levar a cabo a nossa causa.

Dedicamos o nosso tempo e vontade a desenvolver 3 vertentes de apoio às famílias da MAC:
A primeira vertente e a mais antiga é o Voluntariado, as senhoras conhecidas pelas batas amarelas que visitam todas as secções da Maternidade, nos turnos da manhã, da tarde e da noite, auxiliando as mulheres ou bebés internados através do seu apoio, da sua palavra, do seu sorriso, do seu ânimo. Este é efectivamente um “trabalho de alma” (alma deriva de anima em latim), de empatia e de presença humana calorosa, que pode fazer a diferença na experiência de quem o usufrui.

Através do Voluntariado, verificou-se a necessidade de ajudar logisticamente as famílias mais carenciadas dos bebés que nascem na MAC. A segunda vertente de apoio do Banco do Bebé tem exactamente a ver com o seu nome – ser um “banco” ao qual as mães (devidamente rastreadas pelo Serviço Social da Maternidade) recorrem para obter enxovais, alcofas, medicamentos, leites, fraldas, produtos de higiene, roupas e outros materiais úteis ao bom desenvolvimento dos seus bebés. Este trabalho, que exige muitas mãos e implica grande esforço físico, é suportado pela certeza de que estes bens cedidos são, em muitos casos, a única possibilidade de oferecer as condições mínimas de segurança, conforto e higiene aos bebés nascidos entre nós.

A terceira área desenvolvida pelo Banco do Bebé é o seu projecto mais recente. Em 2002, em parceria com o Serviço de Pediatria, montámos uma equipa que se dedicasse em exclusivo a garantir a continuação dos cuidados prestados aos bebés (e suas famílias), na fase pós-alta, em seu contexto natural de vida. A intervenção é prestada por uma equipa interdisciplinar, com profissionais da área da educação, da saúde e do serviço social (uma educadora social, uma fisioterapeuta, uma terapeuta da fala, uma psicóloga e dez voluntárias), sob orientação da Direcção de Pediatria e em contínua articulação com os serviços da MAC. Estabelecemos um plano de intervenção individual para cada bebé/família, em conformidade com o enquadramento conceptual da intervenção precoce: intervenção centrada na família, intervenção de base comunitária, intervenção em contexto natural.
Este projecto será apoiado nos próximos três anos pela Fundação EDP.


De semente a caule com flor, vamos prosseguindo o nosso percurso, tentando desabrochar até onde as necessidades e as capacidades se evidenciarem.
Contamos sempre convosco, sentimo-nos família da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, contem também sempre connosco.

Vamos ter as portas abertas a todos, nos dias 14 e 15 de Junho, de manhã, para que conheçam melhor o nosso espaço, ambiente e actividade. Subam ao 3º andar e venham conhecer aquilo que também é vosso.


Marina Arnoso