sexta-feira, 30 de julho de 2010

Dia da Amizade, o Balanço de quem o Conduziu:

Tal como foi prometido, no artigo anterior, segue-se o balanço (sob a perspectiva de quem o conduziu) das várias dinâmicas realizadas no passado dia 20 de Julho, Dia da Amizade: 

A Dr.ª Maria de Jesus Correia, Psicóloga Clínica e Coordenadora do Serviço de Psicologia da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, teve sobre sua alçada a primeira dinâmica do dia  - O Afecto -  e segundo ela "Habitualmente Afecto  é um termo geral utilizado para exprimir os fenómenos da afectividade que incluem as nuances do desejo, do prazer e de dor, presentes nos indivíduos sob a forma de sentimentos e emoções; é um elemento essencial para o ser humano; é o afecto que nos proporciona a motivação necessária para crescermos, amadurecermos e também para nos compreendermos a nós mesmos e às pessoas com quem nos relacionamos."

 Dr.ª Maria de Jesus Correia defende, ainda, que "A investigação nesta área diz-nos que, os indivíduos que trabalham e desenvolvem a afectividade se  relacionam melhor consigo próprios e com as pessoas que o envolvem ou seja, viver o afecto é contribuir para a melhor qualidade de vida."

Assim, "Considerando que grande parte das experiências de um indivíduo são vivenciadas em ambientes de trabalho, é de grande importância a sua abordagem no meio profissional e o Dia da Amizade, celebrado no contexto profissional, é uma grande oportunidade para o fazer. "

"Neste sentido, foi realizada uma dinâmica de grupo designada de “Dinâmica do Afecto”  que reuniu  oito participantes de diferentes áreas profissionais (psicologia, enfermagem, assistência operacional, medicina, assistência……) com uma duração de aproximadamente uma hora. Quebrado o gelo inicial, desenvolveu-se uma dinâmica de crescente proximidade, envolvência e intensidade emocional onde foram fluindo as expressões de afecto. Todo o contexto permitiu exercitar manifestações de afecto e carinho tornando progressivamente mais fluída a expressão das emoções positivas entre os participantes. Foram debatidas as diferentes reacções exibidas (intensidades, tipos de expressão e inibição) e enquadradas nas respectivas características individuais."

Dr.ª Lilia Brito, Psicóloga Clínica da MAC, conduziu a segunda dinâmica daquele dia, onde se pretendeu " sobretudo, falar sobre a importância da interacção entre os participantes do grupo, e dinamizar um espaço de “conversa”. Focando-se  "principalmente na importância do sorriso, do papel do outro e da amabilidade, como instrumento privilegiado das relações sociais."

Isto porque, "Se considerarmos uma instituição como um agrupamento de pessoas, que ocupam determinados lugares e desempenham diferentes funções, facilmente percebemos que todos os seus elementos se encontram inseridos numa rede de relações em permanente interacção. Tal facto implica, que todos nós temos, por isso, um compromisso relacional e uma parcela de responsabilidade pelo bem-estar de todos".

"A este compromisso e responsabilidade acresce a necessidade vital, que todo o ser humano tem, de vir a ser reconhecido, valorizado e aceite pelos demais. O vínculo do reconhecimento, tem por isso uma primazia institucional, na medida em que permite o reconhecimento da existência e valorização dos seus elementos e o desenvolvimento de relações interpessoais mais “sorridentes”.


Por último, pudemos contar com a presença de Kyra (certificada, como Professora de Yoga do Riso, pela Dr. Kataria's School of Laughter Yoga, há cerca de quatro anos), que presenteou  os vários colaboradores MAC, participantes, com uma sessão de Terapia do Riso.

Estar "com aquela "brigada" tão especial, referindo-se aos participantes da sessão, "pessoas unidas pela ESCOLHA em nos ajudarem, na saúde", rara Kyra, foi uma oportunidade "muito gratificante". 

Diz ainda, que foi "um grupo muito receptivo e atento ao que sessão poderia trazer de novo para uma rotina cheia de desafios. Um grupo com vontade de evoluir, de se superar." Para Kyra, "foi um grupo rico que me emocionou." Perguntando "o Que seria de nós, se o pessoal da saúde fosse "indiferente"?". 

A Terapeuta dá os "Parabéns à MAC pela iniciativa", esperando, que a mesma "inspire outros locais. Todos ganhávamos!". Termina desejando "Saúde com riso para todos!"