quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Dia da Amizade Celebrado na MAC

A origem do Dia Internacional da Amizade é um pouco controversa, ninguém sabe ao certo como foi exactamente que surgiu este dia dedicado, especialmente, aos amigos e à amizade.Acredita-se, contudo, que a ideia tenha partido de um dentista argentino, Enrique Febraro, inspirado pela chegada do Homem à lua. Febraro considerou esta vitória científica como uma oportunidade para fazer amigos em outras partes do universo, defendo o lema “Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”.


Mas mais importante que celebrar a oportunidade de fazer amigos em outras partes longínquas, deverá ser o celebrar a amizade entre aqueles que nos rodeiam, criando oportunidades para conhecer, realmente, aquelas pessoas que partilham connosco a maior parte do nosso dia-a-dia. 

Assim, como foi publicado no artigo anterior, foram realizadas três dinâmicas de Grupo no Dia da Amizade na MAC. Incentivando-se os vários colaboradores a conhecerem-se entre si, a aumentarem o espírito de equipa e, sobretudo, a criar e reforçar laços de amizade entre si.

No vídeo, em baixo, poderemos ver algumas recordações daquele dia: 



Nas dinâmicas do Dia da Amizade  pudemos contar com a presença de profissionais MAC de vários serviços e áreas distintas (enfermagem, assistência operacional, psicologia, medicina, administrativos, entre outros). 

Dinâmicas que, para Carlos Silva (SIE), foram "bastante úteis para nos conhecermos melhor, quebrar barreiras no que diz respeito a medos de expressar os afectos e, não menos importante, melhorar nas tarefas diárias da MAC".  

Inês Machado (Enfermera Chefe do SU), que teve a oportunidade de participar em duas dinâmicas: Afecto e Terapia do Riso, afirma que "Sendo momentos completamente distintos, são muito gratificantes. É de repetir dando a oportunidade a que outros profissionais, não só de se conhecerem noutro registo, como de se conhecerem um pouco mais ... estreitando os laços de amizade/profissional."

Por último, Sofia Carrêlo (Fisioterapeuta) começa por "felicitar este tipo de actividades institucionais, que promovem a interacção entre os diversos funcionários, que embora habituados a contactar entre si diariamente, em contexto profissional, raramente se permitem comunicar para lá da farda. Foi óptimo que durante um dia, alguns de nós tenham conseguido desfardar-se, e se tenham limitado a ser pessoas, colegas; foi fantástico que tenham conseguido, de forma mais ou menos emotiva, com mais ou menos constrangimento, interagir, comunicar e falar de emoções, afectos, assim como, de tensões e atritos", Sofia, dá, ainda, "os parabéns às colegas responsáveis por dinamizar e moderar as diferente dinâmicas; tenho a certeza que conseguiram surpreender".

Gostaríamos, ainda, de dar um especial Obrigado por todo o apoio dado e disponibilidade na realização da Iniciativa Dia da Amizade à Dr.ª Maria de Jesus Correia, à Dr. Lilia Brita e à Terapeuta Kyra e à Loja do Gato Preto

No próximo artigo iremos apresentar o balanço do Dia da Amizade, segundo a perspectiva de quem o conduziu.