sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dia Mundial da Terceira Idade na MAC

No passado dia 28 de Outubro de 2010, foi celebrado na MAC o Mundial da Terceira Idade.

Este dia, foi proclamado pelas Nações Unidas como forma de chamar a atenção da sociedade para a sua população idosa.

Porém, segundo o geriatra Jardim Ramos as pessoas não devem viver angustiadas com os anos (que têm) não devendo ser um peso, mas um trunfo. Jardim Ramos relembra o papel activo que ainda desempenham muitos idosos na nossa sociedade. Salienta que a evolução da medicina e da sociedade permite-nos ter uma vida melhor, mais saudável e por mais tempo na chamada Terceira Idade.

Aos Idosos, de hoje, é necessário reconhecer-lhes, igualmente, o seu papel como agentes de equilíbrio de relações afectivas no seio familiar. São, muitas das vezes, o motivo da troca de saberes e experiências intra e inter-familiares, tornando-se fundamentais para a transmissão de valores e culturas, permitindo-lhes a sua continuidade.

Portanto, celebrar o Dia Mundial da Terceira Idade, será celebrar (e incentivar) o papel activo que os nossos Idosos têm na sociedade, a sua importância na transmissão de saberes e no equilíbrio afectivo das muitas famílias portuguesas.

Na MAC, este dia, foi, então, comemorado juntamente com os Utentes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com o apoio da Associação para a Dinamização da Baixa Pombalina (ADBP).

Neste dia, mamãs, bebés e funcionários MAC foram encantados pelas belíssimas canções de embalar do Grupo Coral do Centro Social de São Boaventura.


Para além desta actuação, os vários participantes da iniciativa ofereceram, ainda, ao Banco do Bebé alguns artigos confeccionados por eles (mantinhas, botinhas, livros de pano, entre outros) de forma a apoiar os bebés de famílias mais carenciadas, nascidos na MAC.

Por fim, encerrámos a inciativa Dia Mundial da Terceira Idade na MAC com um lanche divinal, oferecido pela Casa Chinesa e pela Pastelaria Suiça (ADBP).



Para a visualização de mais fotos visite o Facebook da Maternidade Dr. Alfredo da Costa e consulte o albúm Dia Mundial da Terceira Idade na MAC.