segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Dia da Infância e a Consulta de Pediatria da MAC

O Dia da Infância, celebrado no passado domingo, 3 de Outubro, surgiu após a aprovação da convenção sobre os Direitos da Criança (a 20 de Novembro de 1889), pela Assembleia das Nações Unidas.

A celebração deste dia visa alertar a sociedade da necessidade de respeitar os direitos da Criança, estabelecidos por vários Países (onde se inclui Portugal). Relembrando que as crianças têm direito à vida, a opiniões e sentimentos próprios, devendo ser respeitadas por todos. Este dia é, igualmente, um dia de reflexão sobre as condições de vida das “nossas crianças”.

Sendo a Infância – o período de vida que vai desde o nascimento até aproximadamente o 11ºano de vida de uma pessoa – é, por conseguinte, uma fase de grande desenvolvimento físico e psicológico, marcado pelo gradual crescimento de altura e peso da criança e por graduais mudanças no comportamento da pessoa. É, ainda, durante a Infância que o ser humano adquire a as bases para a sua personalidade.

Assim, pelas várias razões apontadas, é importante a observação, pelos profissionais de saúde, das crianças durante este seu período de vida, a infância.

Na Consulta de Pediatria da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, em observações sequenciais, é feita a avaliação do desenvolvimento físico, psicomotor e comportamental das Crianças.

Ouça o Podcast Dia da Infância e saiba mais sobre a Consulta de Pediatria da MAC na voz da Dr.ª Carla David, pediatra há 4 anos na Maternidade Dr. Alfredo da Costa.